quarta-feira, 21 de junho de 2017

PRODUZIR CONTEÚDO PARA INTERNET

Boa noite internet ! (Leia como se o Mederijhon do Galo Frito estivesse falando)

Já li muitos artigos (“má” muitos mesmo) sobre como produzir conteúdo totalmente voltado para web com qualidade seguindo diferentes metodologias.
Usando a minha pequena experiência com mídias sociais durante esses anos, estarei passando algumas informações e dicas para vocês.
O meu foco é para quem está começando, mas sinta-se a vontade para utilizar, se achar interessante.
Todas essas informações já foram comprovadas com experiências que vivi, que algum parceiro utilizou ou que eu tenha conhecimento que já foi usada.
Começar um blog não é tão simples quanto se parece. Na maioria dos casos você não tem a certeza do caminho que pretende seguir ou tem a melhor ideia do mundo e não consegue fazer acontecer. Você pode até nesse primeiro momento não acreditar, mas até encontrar um nome compatível e bom é bastante complicado.
Você pode seguir o caminho que te pareça mais confortável ou certo, desde que não vá chocar com a ideia que tem.

O blog é seu! (óbvio né?!)
Exatamente por isso, antes de agradar os outros você deve se sentir bem. Afinal, se você fizer algo que não goste ou por obrigação, o seu blog já está fardado ao fracasso…
Busque uma linha que te agrade, isso será o diferencial para uma página de sucesso. Tudo o que é feito com prazer é BEM FEITO!
Transforme o seu blog em uma extensão da sua vida, um local onde você terá o prazer de estar, escrever, publicar etc.

Se você tem um dinheiro sobrando e quer iniciar um blog já investindo MONEY ou quer iniciar sua página com um acompanhamento profissional, existem pessoas e empresas especializadas nesse ramo para te ajudar.
Faço consultorias a blogs também (quem interessar e quiser conhecer o meu trabalhinho mande um e-mail para joaovictorvdornelas@gmail.com), mas estarei passando alguns contatos de pessoas ou empresas que possam atender as suas necessidades. (vou cobrar um cachês deles por isso..risos)

Link 01
Link 02


Nesse momento quero focar nas pessoas que estão começando e não tem recursos financeiros disponíveis para investir logo de cara. Existem diversos tutorias, metodologias e ferramentas disponíveis pela web gratuitamente. Basta você gastar algum tempinho pesquisando no nosso amiguinho GOOGLE e escolher a ou as que te agradam. Lembrando que você tem que estar feliz e ao mesmo tempo está publicando para o mundo (world)! É preciso tomar certos cuidados com cores, assuntos, língua, imagens, etc.

Eu não criei um blog buscando retorno financeiro! E não acho errado isso, pelo contrário, é uma honra ver outros blogueiros recebendo todo carinho, tempo, dedicação em forma de recursos financeiros. Inclusive quem tem interesse em anúnciar no blog (seja com banner ou seja com publicação paga, mande um e-mail para cadeodornelas@gmail.com).
Existem blogueiros de plataformas gratuitas (como essa) que se sustentam apenas com seus rendimentos oriundos do blog.
ADMIRO BASTANTE! E quero parabenizar todos!
Muitos de vocês não imaginam o quanto é difícil se manter nesse ramo, e ver algumas pessoas ganharem dinheiro através disso é muito gratificante.
Vou listar algumas dicas que considero importantes. Não são verdades absolutas, e sim apenas dicas de quem vive isso. Essas dicas servem para qualquer pessoa.

1ª Dica: Crie Roteiros!
Crie o hábito de fazer roteiros do que irá publicar no blog. Com isso, você vai se programar e o índice de erros será muito menor.
Vai ganhar tempo, reduzir possíveis erros semânticos ou de palavras, entre outros.
Fazer roteiros para cada publicação, a princípio pode ser chato, mas com o tempo e os resultados te farão enxergar como é importante ser organizado e se preparar.

2ª Dica: Faça com Alegria!
Se você criou um blog, provavelmente quer mostrar alguma coisa para o mundo. Caso contrário escreveria em um caderno em casa ou colaria figuras.
Também sabe que a partir de agora o blog é seu filho e te tomará um bom tempo e dedicação. Por isso faça com prazer!
Tenha orgulho do que faz, não deixe nenhum estímulo negativo atrapalhar o seu foco. Coloque amor ao invés de obrigação, o seu blog deve ser seu cantinho!

3ª Dica: Cores!
Esse é um ponto importante! (você vai entender o motivo)
Quando eu comecei há 7 anos atrás, essa página era preta… imagina… [risos]
Se você criou um blog, mas não voltado para o ocultismo, gótico, rock and metal e afins (lembre-se de depende unicamente do nicho que deseja seguir), é aconselhável que não use cores negras como principais. Vai do seu gosto, mas você criou o blog com intuito de mostrar algo para o mundo.. (não se esqueça disso)
Use cores agradáveis visualmente, isso vai atrair mais atenção a sua página.

4ª Dica: Conteúdo!

A PARTE MAIS IMPORTANTE DA COISA! (Elementar, caro Watson)
Após definir qual caminho irá seguir, escolher o nome, o layout, as cores, é hora de começar a produzir.
Procure agregar informações ou escrever textos com qualidade. Podem existir páginas de conteúdo duvidoso que obteve sucesso, mas não justifica você seguir a mesma linha. Não se esqueça que em algum momento a “casa vai cair” para esse blog. Não crie um marketing negativo para sua página.
Use isso como estímulo positivo para produzir algo com qualidade, e a sua maneira.

5ª Dica: Poluição!

Como assim??????? (calma jovem gafanhoto)
Vou explicar…
Não “polua” a página com anúncio de programa de afiliados, por exemplo. Alguns acham que se entupirem o blog com anúncios de programas de afiliados (você coloca banners ou pop-ups com anúncios de várias empresas ou “empresas” que você não conhece na sua página e com o click de visitantes nesses anúncios podem gerar dinheiro) ganharão dinheiro em poucos dias ou até instantaneamente.
Evite encher a página com conteúdo desorganizado, com informações ambíguas ou com muitos anúncios, consequentemente perderá visitantes.

6ª Dica: Tempo!
Um blog demanda tempo, ponto. (imagine o Eurico Miranda falando)
O que postar ? Quando publicar ? Vou ganhar dinheiro ? Como vou divulgar ?
São alguns questionamentos que (as vezes) temos. E serve como base para entender o tempo que o blog te tomará. Claro que um bom planejamento vai reduzir o tempo que fatalmente irá gastar.
A pré produção de um post é importantíssima e será a maior vilã no quesito TEMPO. Antes de você sair escrevendo, é preciso pensar, estudar, ler mais um pouco, preparar as imagens, roteiro entre outros tópicos.
Um exemplo disso é: Gastará 40 minutos para publicar o seu texto e de 20 a 40 horas para prepará-lo e produzi-lo. (isso é apenas uma estimativa, acredita?!)
Como vamos usar o tempo em nosso favor?
A resposta é individual e não existe uma única resposta certa. Cada pessoa deve usar o seu tempo a sua forma e produzir da maneira que considera mais eficaz. Como já disse, existem alguns mecanismos que ajudam a reduzir o tempo gasto.
E lembre-se: Um blog demanda tempo!

7ª Dica: Faça o Blog Trabalhar!
Essa dica pode fazer mais sentido com o tempo…
Na nossa querida internet existem milhares de ferramentas (gratuitas ou pagas) para divulgação do seu blog.
Listarei algumas :

- Respoder questionamentos no Yahoo Respostas (Sim! Funciona! Apenas quando você agrega algo e responde com seriedade. Use isso a seu favor)
- O próprio GOOGLE tem diversas ferramentas excelentes.
- Páginas de Facebook do mesmo nicho.
- Fóruns ou salas de bate papo do mesmo nicho.
- etc (risos)


Existem diversos mecanismos, e esteja a vontade para escolher a melhor opção. Fazendo isso você reduzirá o tempo gasto em divulgação e esforço que isso toma, para focar o seu tempo em áreas que o blog necessita. (ex. Layout, mais publicações, você deve analisar isso)


Não existe uma receita de bolo para fazer o seu blog “bombar”, mas existem metodologias, organização, ferramentas e caminhos que aumentam suas chances.
Estou enxugando o assunto, alguns tópicos eu falei menos devido ao tamanho do texto. Peço perdão pelo texto imenso e um pouco monótono, mas o assunto é importante e vale a pena ser compartilhado.
Tenho muitas dicas e ferramentas para compartilhar e quem quiser ter mais informações mande uma mensagem.
Se eu receber mensagens ou comentários pedindo, faço uma nova publicação mais compacta e com maiores informações.

Obs. : Eu evitei o uso de imagens nesse post para não deixá-lo ainda maior.


Quem quiser entrar em contato comigo para conversar, consultoria, parcerias, sugestões, reclamações e anúncios mandar um e-mail para: cadeodornelas@gmail.com

Muita luz e muito sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário